Spring Boot com MSSQL Server

 Seja bem vindo!

Hoje irei compartilhar meu perfil do GitHub aonde criei algumas coisas em Spring Boot:

Spring Boot

Sou DBA SQL Server, então o desenvolvimento não é minha skill primária, então podem haver item não configurados da melhor forma possível, não recomendo uma implantação de um projeto baseado neste repo direto em produção, se o fizer é por sua conta e risco.

O que tem lá neste momento:

Raw

Casca de um projeto usando Spring Boot conectando em MSSQL Server. Esse projeto tem algumas implementações que acho minimamente necessárias para uma aplicação:

  • Site em HTTPS: na pasta certificate tem todas as instruções de como gerei a estrutura para que o meu Google Chrome aceitasse o localhost como HTTPS.
  • Autenticação LDAP: Simulando uma autenticação em um Active Directory, o Spring Boot sobe um servidor LDAP para teste, aonde username: ben e password: benspassword.
  • String de conexão dinâmica: como eu precisava de um porta central que dele eu conseguisse conectar em outros SQL Server, implementei uma forma de poder escolher servidores para mandar comandos pré-definidos.
  • Pooling de Conexão: como DBA não podia deixar este item de fora, todas as conexões respeitam as regras de pooling de conexão do application.properties.
  • Front End: usei o Bootstrap para facilitar minha vida, afinal sou péssimo em layout.
  • O projeto no POM.xml está com versões mais específicas de alguns componentes:
    • JVM 11: Versão LTS, além disso, compilei e executei com a OpenJDK 11 J9, se usar outra pode ser que tenha de ajustar algo.
    • JDBC SQL Server: setada versão fixa para não gerar problemas de colocar em uso uma versão beta.
    • Hikari: mesmo motivo do JDBC SQL Server.

Watchmen

Aplicação multithread para coleta de dados em múltiplos servidores SQL Server. A lista de servidores fica em uma tabela de um servidor central, tendo uma tabela de controle para definir se a coleta está ativa e se o programa está rodando.

Também adicionei a entrada abaixo nos application.properties para o JPA não usar campos unicode nem na criação de tabelas nem nas queries geradas por ele:

spring.jpa.properties.hibernate.use_nationalized_character_data = false

Espero que ajude a quem quiser aprender.

Bons estudos, até logo e obrigado pelos peixes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monitorando servidores Microsoft SQL Server - It`s free! - Parte 04 - Season Finale

Como restaurar apenas alguns objetos de um backup do SQL Server

Atualizando estatísticas em paralelo - usp_update_statistics_v1